sábado, 17 de julho de 2010

Um tchau




À primeira vista, é um sinal de despedida. E foi: me despedi de um longo silêncio e dei início a um lento recomeço. Aprendi muitas coisas com esse e outros silêncios. Uma delas é a sensação de conforto quando não podemos fazer ou dizer nada diante dos fatos. Que ele nos aproxima das pessoas que já se foram. E nos distancia das coisas e pessoas que nos machucam. O silêncio também me ensinou que as palavras devem ser ditas com cuidado, porque elas têm muitos poderes. O silêncio me aproximou das palavras, porque me ensinou a respeitá-las. Com ele aprendi que a dor é uma doença sem cura, mas tem tratamento. Aprendi a dizer coisas sem ter que dizê-las, apenas para ter a agradável sensação de experimentar coisas novas, como uma criança. Ele me ensinou que há muito mais sabedoria em ouvir do que dizer. Também aprendi com o silêncio a confiar mais nos meus sentidos. Foi por isso que, depois de 8 anos de silêncio, ao me despedir da família no aeroporto, olhei pra minha irmã e disse "tchau". Não parece ser a melhor primeira palavra depois de um longo período de silêncio, mas foi o que saiu. Um tchau com sabor de olá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário